Como funciona o SPED Fiscal?
Com informação básica e direta, podemos definir o SPED como um arquivo digital onde encontramos registros de todas as operações e cadastros que possam influenciar na apuração do IPI e ICMS.
Esse tipo de informação podemos encontrar em qualquer outro site, mas para você, amigo leitor, ter chegado até aqui, é porque deseja um pouco mais de informação, é isto que este artigo deseja, transmitir as informações necessárias para facilitar a compreensão do que é o SPED Fiscal.
Sem mais delongas, vamos iniciar nosso mergulho no SPED Fiscal.
O SPED Fiscal é obrigatório?
Com toda certeza! Anote aí para não esquecer, o SPED Fiscal é obrigatório!
Ele está previsto na legislação tributária para ser apresentado por todas as empresas, fazendo assim a substituição de livros em papel.
Ainda que possa gerar muitas dúvidas, a vantagem disso é que nosso software de gestão (ERP Manager) pode gerar os arquivos digitais necessários para as entregas do SPED de maneira descomplicada, facilitando a entrega dessas obrigações.
Mas afinal de contas, quem ganha com isso?
Lembre-se que o SPED é uma obrigação, imagine que em vez de arquivo digital facilitada através do ERP (ERP Manager), você tivesse que entregar tudo em forma de documentação física (papel); isso facilita tanto para a empresa quanto para o governo, que recebe de forma simplificada toda a documentação para realização do fisco, além disso, o governo centraliza as informações e reduz a burocracia em sua entrega.
Por se tratar de uma obrigação, todos saem ganhando.
Como devo entregar o SPED Fiscal?
Acredito que até aqui você deva estar entendendo para que serve, e também percebido que o SPED são arquivos digitais, mas deve estar se perguntando como é feito a entrega desses arquivos.
Primeiramente, o arquivo deve ser submetido pelo PVA (Programa Validador e Assinador). Após o arquivo ser validado, isto é, não conter nenhum erro ou pendência, ele será submetido a assinatura digital através da certificação A1 ou A3, estes certificados são emitidos através de entidades credenciadas.
Definitivamente não há como ignorar o SPED Fiscal, sendo este uma obrigação de todas as empresas pela legislação tributária. O que podemos fazer é aproveitar as tecnologias existentes para facilitar sua entrega de forma mais simples e rápida.
Foque no sucesso e ele chegará, mas não esqueça: Conte com a SISTEC para isso! Até a próxima pessoal.