Gestão: O que é? E para que serve?
Em meio a um mundo globalizado, o que mais necessitamos é de informação consistente, de qualidade aprofundada e que realmente nos traga benefícios, seja estes profissionais ou pessoais.
Sua empresa não é diferente, ela precisa de gestão, isto é, pessoas que sejam ou que se transformem em gestores sedentos por informações de qualidade, informações essas que ajudem na tomada de decisão, no apontamento de soluções a pequeno, médio e longo prazo.
Você deve estar se perguntando: Ele está falando sobre gestão ou sobre mim?
A resposta é simples caro leitor, não poderia falar de gestão sem antes apontar para aquele que cuida ou que pretende cuidar de seu negócio.
Esteja no controle!
É isto mesmo, a gestão nada mais é do que a administração de sua empresa, de seu negócio. É criar planos de ação para vendas, visando lucros é claro, mas um excelente gestor visa também o bem-estar de seus clientes.
Se você comanda seu negócio, caro amigo leitor, você é um Gestor. Como poderia eu separar a gestão de seu gestor? Um não existe sem o outro.
Gestão de qualidade vem com alguns pilares que são difíceis, mas que trazem benefícios além da imaginação, tanto para seus clientes como para sua empresa.
Abaixo estão alguns desses pilares que, em um outro artigo, falarei sobres eles de forma individual:
- Gestão Financeira;
- Gestão de Indicadores;
- Controle da Contabilidade;
A ideia de planejamento nos remete a elementos de longo prazo, estabelecendo um plano de ação que nos prepara para o futuro, visando o presente, ou seja, você planeja aquilo que pode dar certo ou errado, nos precavendo para que não aja surpresas indesejadas. Tenha sempre em mente: uma boa gestão pode sim ser nosso salva-vidas.
Cuidados
Mesmo com todo cuidado, o mercado pode nos dar uma grande rasteira, mas diante de problemas, a gestão nos assegura caminhos como saída para o determinado problema apresentado.
Podemos nos precaver de coisas que são pequenas, como a manutenção de uma máquina que parou, ou até mesmo problemas maiores, como a queda de produtividade e vendas.
A gestão cuida para que isso seja resolvido de forma menos agressiva para sua empresa, podendo até mesmo evitar que isso aconteça, como no caso da máquina, precavendo manutenção para que não estrague.
Pense sempre nisso:
Qual me traz prejuízo: uma manutenção devidamente planejada ou um equipamento parado por defeito, sendo este essencial para minha empresa?
Acredito que você tenha a resposta para essa pergunta.
No próximo artigo falaremos mais sobre este assunto, aprofundando sobre os pilares da gestão e como a tecnologia pode te ajudar.
Não se esqueça, conte sempre com a Sistec! Até a próxima!