O sistema tributário brasileiro
Quando falamos de impostos, não tem como não pensar em como é realizado aqui no Brasil devido a todas as cargas tributárias.
Tanto as pessoas físicas como jurídicas têm uma grande carga tributária imposta. Quando falamos de empresa, ultimamente há um crescente numero de obrigações que estão gerando mais impostos e que permitem maior fiscalização de suas atividades. Assim, são horas e dias, ou talvez até mesmo meses de trabalho para apurar, reconhecer e pagar todos os tributos devidos.
Também existem muitas mudanças nas legislações, sejam essas municipais, estaduais ou federais, muitas dessas geram conflito entre regiões ou são de difícil interpretação. Tudo isso leva a atrasos e enganos, acarretando pesadas multas e sanções.
O que é imposto
Os impostos são de extrema importância para bom funcionamento da máquina pública, em tese, esses deveriam proporcionar saúde de qualidade, melhores estradas, educação, entre outras obrigações. Os impostos são aqueles valores que tanto as pessoas físicas como as jurídicas devem pagar em moeda local, sendo estes encargos municipais, estaduais e federais.
Também podemos dividi-lo como aqueles que são pagos indiretamente, como o ICMS e o IPI, como também diretamente, como exemplo o Imposto de Renda.
Não podemos deixar de mencionar sobre os impostos de movimentação financeira como é o caso do IOF, sobre o de bens móveis, como o IPVA, ou de imóveis, como o IPTU. Assim, se formos listar todos, são inúmeros e com explicações que iriam causar tontura só de pensar, e este não é o objetivo desse artigo, mas sim que estamos todos pagando uma alta carga tributária e que todos temos nossos deveres.
Por que esse sistema é tão complexo?
Um exemplo bem simples da confusão que é o sistema tributário brasileiro é justamente o ICMS, este que possui 27 diferentes legislações, ou seja, dentro de um único país, um único imposto tem 27 variações, isso pode fazer você pensar o quanto é confuso. Além disso, vamos imaginar os mais de 5600 municípios brasileiros, onde cada um pode ter sua própria legislação e impostos com suas cargas tributárias. Isso faz tudo ficar ainda mais complexo de entender e de seguir, mas algo é certo, todos nós, seja esta uma pessoa física ou jurídica, está sujeita as inúmeras variações de carga tributária.
Você gostaria de ter um controle real de tudo que sua empresa paga e recebe, mas esta em dúvida sobre qual ERP escolher?
Pare de questionar e entre em contato conosco, nós temos a solução ideal para seu negócio.
Sistec, seu negócio faz parte de nossa vida! Conte com a gente!