O que é CFOP ou Natureza de Operação?
CFOP (Código Fiscal de Operações de Prestações). Quando falamos sobre CFOP estamos falando sobre todas as entradas e saídas de mercadorias entre cidades e estados. CFOP é um código numérico que identifica o caminho da mercadoria ou do serviço de transporte.
No momento da emissão da nota fiscal existem campos obrigatórios que deixam muitas pessoas em dúvida e um desses campos com certeza é a CFOP, já que são dois campos diferentes mesmo sendo termos que explicam a mesma ideia.
O que é Natureza de Operação e CFOP na Nota Fiscal.
No Momento de preencher a Nota Fiscal, a Natureza de Operação não é a mesma coisa que CFOP, e justamente por isso devemos dobrar nossos cuidados durante a emissão de uma Nota Fiscal. No caso, a Natureza de Operação explica o que vai ser feito com o produto, ela pode ser uma natureza de venda no caso de venda de um produto, ou pode ser de remessa em casos de consignação, quando este está consignado a outra pessoa.
Já o campo de CFOP serve para que seja descrito a operação que envolve o produto, isto é, pode ser de compra, conserto, devolução, transferência e até mesmo de amostra grátis.
Em cada Nota Fiscal destina-se apenas uma natureza.
O CFOP identifica entradas e saídas de produtos, mostrando aonde o produto vai circular, desde a sua origem até o seu destino, definindo assim a arrecadação de impostos.
O CFOP é composto da seguinte forma:
- Primeiro número diz respeito ao tipo de operação, definindo como entrada ou como saída.
- Os demais números definem a finalidade do produto, se este foi produzido por você ou por terceiros, se é uma matéria prima, ou se será consumido por alguém, se será vendido, ou qualquer outra finalidade que ele possa ter.
São muitas as finalidades, e todas devem estar definidas na emissão da Nota Fiscal.
Justamente devido a todas regras envolvidas, é sempre indicado o uso de Sistemas de Gestão (ERP). Nós da Sistec temos a solução exata para seu negócio. Entre em contato e confira.
Confira o exemplo abaixo:
O que é CFOP 5401 (5 = venda) (401 = produção do estabelecimento em operação com produto sujeito ao regime de substituição tributária, na condição de contribuinte substituto)
O que é CFOP 5405 (5 = venda) (405 = mercadoria adquirida ou recebida de terceiros em operação com mercadoria sujeita ao regime de substituição tributária, na condição de contribuinte substituído)
O que é CFOP 5101 (5 = venda) (101 = produção própria do estabelecimento)
O que é CFOP 5102 (5 = venda) (102 = mercadoria de terceiros)
No próximo artigo será mostrado erros comuns no preenchimento de CFOP’s.
Até a próxima!